ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E PRESENCIAL
Consulta Psicológica – As consultas em psicologia são atendimentos (entre 1 a 5 sessões) com o objetivo de fornecer acolhida inicial às pessoas que estão insatisfeitas com algum aspecto da sua vida pessoal e/ou relacional, e que percebam estar com algum grau de sofrimento psicológico (ansiedade, angústia, depressão, etc.). São encontros nos quais se oferece um espaço para a pessoa se apresentar, falar e refletir sobre as suas dificuldades e obter algum alívio ou resposta imediata. Algumas pessoas fazem as consultas psicológicas somente para obter essa escuta e alguma orientação e após, encerram o atendimento. Outras aproveitam o espaço para saber mais sobre como funciona a psicoterapia e para decidir qual a modalidade mais indicada para ela. Neste último caso, pode ser considerada uma primeira etapa da psicoterapia.
Fernanda Barcellos Serralta – Doctoralia.com.brPsicoterapia Psicanalítica – A psicoterapia psicanalítica é orientada para a análise aprofundada das dificuldades, conflitos e funcionamento da pessoa, visando modificar formas inadequadas ou pouco efetivas de lidar com os problemas (que geram sofrimento e desgaste de energia psíquica), ampliar o autoconhecimento e obter maior domínio sobre a própria vida. É baseada na escuta aberta, não diretiva e ética, e orientada para a descoberta de sentimentos, pensamentos, modos de lidar com as pessoas, frustrações, desafios, e outros aspectos de si mesmo. A periodicidade é no mínimo semanal, geralmente ocorrendo duas vezes na semana.
Psicoterapia Breve – A Psicoterapia breve se dirige a um problema bem delimitado e nela paciente e terapeuta trabalham juntos por um tempo pré definido (em geral entre 18 e 24 sessões) com o objetivo de explorar, compreender e encontrar outras formas de lidar com as dificuldades que percebe na sua vida. A terapia é semanal e realizada no consultório da terapeuta. Trabalho com a abordagem psicodinâmica interpessoal, que possui evidências científicas de resultados para conflitos interpessoais diversos (sociais, familiares, amorosos, no trabalho, etc.) e problemas ou sintomas afetivos (depressão, ansiedade, estresse, entre outros). Esta se baseia numa escuta ética, aberta, não diretiva e orientada para a descoberta de aspectos de si mesmo (autoconhecimento) por meio da análise dos relacionamentos e circunstâncias atuais da vida da pessoa. Cada terapia é diferente e ajustada às necessidades e realidade de cada paciente. A etapa inicial dura em torno de 4 sessões e o objetivo maior é acolher o paciente, fornecer algum apoio/suporte imediato, avaliar as dificuldades e capacidades de enfrentamento, definir objetivos e traçar o plano do tratamento. Isso é uma tarefa conjunta de ambos, terapeuta e paciente.
SUPERVISÃO CLÍNICA (somente para psicólogos)
Supervisão individual em psicoterapia psicanalítica
Supervisão individual em psicoterapia breve